Ensino

Bate-papo acadêmico

O Bate-Papo Acadêmico foi criado com o objetivo de promover uma maior integração entre estudantes e professores. No último ano, contudo, adotou-se a postura de convidar não só professores, mas também profissionais de outras áreas – como os vinculados à sociedade civil – que de alguma forma estejam vinculados ao campo acadêmico ou às atividades de pesquisa que vêm sendo desenvolvidas pelo PET. O objetivo da atividade é que o(a) convidado(a) exponha um tema interessante para ser apresentado e, posteriormente, discutido pelos participantes.

A atividade vem obtendo êxito com o seu propósito de ensino, tanto entre os alunos da graduação e da pós-graduação da área de Ciências Sociais, como suprindo demandas do próprio PET/POL, atendendo à pesquisa feita pelo Grupo. Pretende-se no ano de 2010 alternar edições da atividade tanto com temas diversificados, como com temas relacionados diretamente com a pesquisa desenvolvida pelo Grupo.

Política e vocação

Tal qual o Bate-Papo Acadêmico, a atividade “Política e Vocação” também foi criada com vistas a promover uma maior integração entre estudantes e professores. É preciso esclarecer que há poucos espaços de diálogo entre discentes e docentes como os propostos pelo PET e esta atividade é propícia para tal.

Ao longo dos últimos semestres, contudo, também para essa atividade tem-se tentado chamar convidados que não necessariamente sejam professores, mas que atuem em áreas relacionadas à Ciência Política. Dessa maneira, busca-se proporcionar aos participantes um conhecimento maior sobre as carreiras prospectivas dos cientistas políticos.

A idéia do Política e Vocação é – a partir de conversas um pouco mais informais do que as que tomam lugar em sala de aula ou em palestras – ajudar os alunos, especialmente aqueles que acabam de ingressar no curso, a compreender melhor como funciona o mercado de trabalho em Ciência Política e outras áreas afins. Em verdade, não só isso, mas também ajudá-los a saber o que é preciso fazer caso queiram escolher uma carreira acadêmica, além de familiarizá-los com algumas das atividades de pesquisa docentes.

Desde o 2º semestre de 2007 a atividade vem sendo realizada como parte da “Semana do Calouro” (promovida pelo Centro Acadêmico de Ciência Política para integração dos novos alunos do curso, no início de cada semestre), tornando a sua divulgação mais ampla. Além disso, essa parceria tem ajudado o PET/POL a cumprir um dos principais objetivos dessa atividade, que é atrair os calouros para essa palestra de modo que eles possam conhecer melhor como se dá a atuação do cientista político.

Versus

Versus consiste em um encontro em que são abordados temas relativos à modernidade, isto é,  acontecimentos e fatos históricos da época, dentro do contexto teórico da Ciência Política. As atividades são organizadas no formato de mesa redondas e são abertas à participação de todos os interessados. Com cerca de duas semanas de antecedência, o grupo disponibiliza textos breves de 2 autores para o embasamento teórico do tema do encontro. Os debates têm como base perguntas propostas pelos alunos do PET acerca das abordagens teóricas encontradas nos textos e também sobre a forma como estas se relacionam com os fatos históricos estudados, de forma a orientar a discussão.  A ideia é confrontar duas perspectivas em relação a um determinado fato e debatê-las.

O objetivo da atividade é integrar os demais alunos com a proposta de pesquisa do grupo, buscando uma interação com os demais estudantes, a qual seria proveitosa também para o processo de desenvolvimento da pesquisa individual e do estudo da literatura a respeito do tema. Posto de outra forma,  essa interação é importante porque permite que os alunos, principalmente do curso de Ciência Política, tomem contato com o PET e sua proposta acadêmica, ao mesmo tempo em que enriquece o processo de pesquisa e estudo dos membros do PET.

A atividade será realizada duas vezes por semestre, de forma que os alunos possam ter tempo suficiente para acompanhar os textos juntamente com suas atividades acadêmicas.

 

Semana Política

A Semana Política é fruto da colaboração entre os professores do Instituto de Ciência Política, o PET/POL, o Centro Acadêmico de Ciência Política (CAPOL) e a Strategos – Consultoria Política Júnior. Sua primeira edição foi realizada em 2006. O Grupo vem trabalhando para a realização da quarta edição desde o final de 2009. A IV Semana Política será realizada em setembro de 2010, porém o tema ainda não foi definido.

Um dos objetivos da realização da Semana Política é integrar mais a graduação e a pós-graduação, oferecendo tanto o espaço de debate dos trabalhos dos alunos desta última, quanto a oportunidade para alunos de graduação publicarem seus trabalhos em painéis. Além disso, são realizadas mesas de discussão e conferências com profissionais e acadêmicos de renome envolvidos com a temática trabalhada. A participação de atores da academia, governo e sociedade civil durante a Semana Política permitirá que os membros do PET tenham acesso a atores relevantes para as suas atividades de pesquisa. Além disso, as atividades da Semana Política são abertas à comunidade como um todo.

Além de integrar a equipe de organização do evento, o Grupo PET colabora com organização de um ciclo de filmes durante a Semana Política – inserindo o Cinema Político como atividade de ensino já feita pelo Grupo – assim como a apresentação das suas atividades de pesquisa, chegando a interconexão do ensino, pesquisa e extensão.

I Semana Política – “Democracia e Eleições no Brasil” (2006)

II Semana Política – “América Latina: Desafios e perspectivas” (2008)

III Semana Política – “Participação Política e as Mudanças na Democracia no Brasil” (2009)

IV Semana Política – “Brasil: desafios para o futuro” (2010)

Cinema Político

 O projeto Cinema Político é uma iniciativa que visa a familiarização dos alunos da graduação da UnB com temas políticos relevantes para a história mundial e brasileira retratados através de filmes e documentários nacionais e estrangeiros. Mais informações sobre o projeto aqui.

Ciclos de Debate

A partir de 2008, com o início da pesquisa sobre o Fórum Social Mundial, o PET vem realizando ciclos de debates sobre as pesquisas desenvolvidas pelos integrantes. Neles, o grupo todo comenta os trabalhos desenvolvidos por cada integrante, o que favorece a reflexão crítica e permite uma intensa troca de conhecimento.

Ciclos de pesquisa e metodologia

Com o desenvolvimento das pesquisas, pecebeu-se a dificuldade de lidar com as diferentes etapas de um projeto de pesquisa e, principalmente, com a metodologia a ser empregada. Na tentativa de sanar essa dificuldade, o PET organizou algumas atividades sobre o assunto, abertas para os alunos da graduação.

Reuniões Acadêmicas

Consistem na discussão de textos  relacionados às pesquisas desenvolvidas no âmbito do programa. São abertas à graduação e costumam ocorrer uma vez por semana. Os textos são sugeridos tanto pelo tutor quanto pelos petianos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: