Cinema Político

O projeto Cinema Político é uma das atividade de ensino e extensão do PET/POL. Ele visa a familiarização dos alunos de graduação e pós-graduação da UnB com temas políticos relevantes para a história mundial e brasileira retratados através de filmes e documentários nacionais e estrangeiros.

A integração entre política e cinema é capaz de ampliar o campo do conhecimento teórico e prático e incentivar reflexão e debate na universidade brasileira por meio do fomento à arte e à cultura e do estudo de temas relevantes para a sociedade. Além disso, acredita-se que a introdução de novos mecanismos e práticas pedagógicas, como o debate a respeito de um dos maiores doadores de significados do mundo contemporâneo (mídia), diversifica e enriquece a experiência universitária. Desde 2004, quando o projeto teve início, diversos temas já foram trabalhados, como “África”; “Pós-modernismo”; “Grandes Diretores”; “Um Outro Mundo é Possível?”, inserido no contexto da pesquisa sobre o Fórum Social Mundial; “Sátiras”; “Gênero e Multiculturalismo”; “Mundo Moderno”, tema do ano passado.

Durante todo o ano de 2011, o tema a ser trabalhado será “Cinema Independente”. A escolha dessa temática foi orientada pela vontade de realizar mais parcerias com cineastas e projetos de Brasília, divulgando seus trabalhos, além de dar espaço a um cinema pouco explorado.

Assim, reafirmando o caráter expressivo da arte cinematográfica, o CINEPOL estará reproduzindo filmes de caráter independente. Isto é, filmes que tenham sido produzidos e dirigidos sem o patrocínio de grandes estúdios e distribuidoras.

Assim, passaremos por 5 ciclos temáticos dentro deste tema, cada um com 3 filmes: Infância e Juventude, Multiculturalismo, Cinema Etnográfico, Ação Coletiva e Guerra e Repressão.

Buscaremos, em torno destes temas, levantar questões referentes aos seus dilemas, problemas e debates, tanto em relação à Ciência Política, como, de forma geral, em relação à sociedade.

Dando continuidade ao que tem sido realizado desde o 2º semestre de 2008, após cada sessão serão realizados debates sobre algumas questões levantadas por cada filme com os membros do PET/POL e os participantes da atividade.

Para ver o cronograma do Cinema Político deste ano, clique aqui.

Temas anteriores:

Tempos Modernos – 2010

Gênero e Multiculturalismo – 2009

Sátiras – 2º/2008

Um outro mundo é possível? – 1º/2008


 

Anúncios

3 comentários em “Cinema Político

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: