Não me rotule!

Por Rayssa Cardeal

Temos o hábito de rotular uns aos outros. Trata-se de uma tentativa de compreensão do outro, compreensão do contexto vivido. É muito mais fácil compartimentalizar as pessoas em diferentes “tipos” do que realizar um esforço efetivo de entender a posição política ou religiosa, dentre outros, de cada um. O problema de agir assim é que se ignora uma variedade de características que também são atributos daquele indivíduo em questão.

A essência humana é contradição. Ao mesmo tempo em que nos afeiçoamos por algo, aquilo pode nos irritar. Ao mesmo tempo em que defendemos uma posição, agimos contrariamente àquilo que dissemos. Nossas ações, pensamentos e pressupostos são o que nos definem, o que nos igualam como seres humanos complexos e contraditórios, mas nos diferenciam um dos outros como indivíduos.

negativelabels - rayssa

É importante se questionar sobre questões como essa: “O que nos diferencia?”. A criação familiar, a cultura, o contexto social são todos fatores que influenciam a formação da personalidade de cada um. Aqui não existe certo e/ou errado. Haverá contradições, progressos, retrocessos, mas até isso depende do ponto de vista do qual partimos. E não há nada de errado com isso, pois a diferença é vantagem e não problema.

É importante buscar conhecer aquilo e aqueles que nos rodeiam, mas mais importante é fazer isso sem limitar o outro à categorias determinadas e deterministas de ação. Interpretações limitadas como essas tendem a fatalismos e intolerância e inibem oportunidades preciosas de amadurecimento. Há muito a se aprender com os posicionamentos inteiramente contrários ao nosso, mas amadurecimentos desse tipo só acontecem quando nos dispomos a verdadeiramente ouvir o outro, quando reconhecendo nossa própria incompletude nos predispomos a enxergar (e não a julgar) a incompletude do outro. Quem sabe assim não é possível enriquecer um pouco mais do nosso universo particular?

Anúncios

Um comentário em “Não me rotule!

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: