Por que não uma prática social e econômica diferente?

Quarta-feira tivemos uma reunião excepcional no PET. Ao invés da reunião acadêmica, que acontece na quarta, tivemos hoje uma conversa sobre extensão. Foi genial! É incrível como as ideias vão surgindo quando as pessoas estão dispostas a tentar fazer algum tipo de  transformação social! Dessa reunião surgiram várias ideias, planos de eventos e projetos futuros.

E falando em projetos futuros, pensamos… por que não um projeto em que a vontade de empreender seja coletiva, que pense uma outra forma de economia possível, que inverta o sistema de lucro capitalista? Por que não um projeto que tenha “possíveis formas alternativas de organização social da produção diante dos efeitos deletérios das políticas neoliberais” (TAUILE, 2011) em que não haja busca sobre o ‘retorno sobre o investimento’ individual e sim um negócio autogerido com autonomia?

Com a ideia de uma economia que recobre diferentes formas de organização onde os cidadãos e cidadãs se incumbem seja para criar sua própria fonte de trabalho, seja para ter acesso a bens e serviços de qualidade ao mais baixo custo possível, numa dinâmica solidária e de reciprocidade que articula os interesses individuais aos coletivo (Ortiz Roca, 2001), pensamos em como podemos fazer dessa ideia um novo projeto de extensão do PET.

Nosso primeiro passo será dado nessa segunda-feira (dia 05/12 às 14h na sala de reuniões do IPOL). Será uma conversa com a ex petiana Paula Pompeu, que teve a Economia Solidária no Fórum Social Mundial como seu objeto de pesquisa no PET. A reunião será aberta, assim como são as reuniões acadêmicas, á comunidade acadêmica. Conversaremos um pouco sobre economia solidária, empreendimentos solidários, possíveis lugares de atuação e muito mais.

Na reunião também surgiu a ideia do “2º PET/POL Convida”. Evento pra conversar um pouco sobre economia solidária, pertencimento local e integração regional tendo, como nossa linha de extensão, o DF em foco.  Os convidados pra essa conversa serão o pessoal da CUFA, do Móveis Coloniais de Acaju e da Editora Verbena.

Assim foi a nossa reunião de hoje. Muitas ideias na cabeça, alguns planos no papel, e um projeto social vindo aí!

Esse texto foi um texto-convite ou uma confissão-esperançosa, ou aquilo que vocês melhor interpretarem da petiana Inayara, que está bastante confiante com esse novo projeto de extensão do PET/POL.

Bibliografia:

LIMA, Paula Pompeu Fiuza. Título: Outra Economia Acontece no Outro Mundo Possível   A Economia Solidária e o Fórum Social Mundial

TAUILE, José Ricardo. Título: Do Socialismo de Mercado à Economia Solidária. Trabalho submetido ao seminário internacional Teorias de Desenvolvimento no Novo Século. Junho/2011.

Um comentário em “Por que não uma prática social e econômica diferente?

Adicione o seu

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑