Participação e identidades: breves reflexões

Um dos conceitos mais presentes em discussões no campo da Ciência Política é o de participação política. Por participação, entendo aqui manifestações diversas, tais como mobilizações individuais ou coletivas, que incluem voto e manifestações eleitorais, mas que vão muito além de um momento de eleições. Situações em que as pessoas buscam influir nas decisões e disputas de poder, seja por meio de grupos de pressão ou de ações que tenham como objetivo expressão de opinião e interesses, ou ainda intervenções que não se limitem a uma situação passiva em relação ao Estado, são algumas das mais importantes formas de participação política, a meu ver.

O outro conceito presente no título do presente texto é o de identidade. Essa noção se relaciona em geral com questões de pertencimento e identificação de um indivíduo com determinados grupos. Considero que essas identificações se originam em grande parte pelo contato e contraste entre grupos, originando o que podemos chamar de “identidades contrastivas” (CARDOSO DE OLIVEIRA, 1976). As identidades se manifestam em indivíduos identificando-os com semelhantes, mas se originam antes de uma diferenciação. Além disso, as identidades tem origens diversas, podendo ter características étnicas, nacionais, sexuais, entre outras.

No entanto, como se dá a relação entre os dois conceitos citados aqui? Acredito em um ideal de participação política que leva em consideração e combina-se com as múltiplas identidades existentes em nossa sociedade. Assim, a participação política dos diferentes grupos é também um processo de afirmação identitária de suma importância, pois contribui para a conquista e ampliação de direitos, sendo que isso se realiza não apenas por meio da ação do Estado, mas pela mobilização e participação de todas e todos que lutam por essa afirmação.

Vivemos em uma sociedade que em grande medida ainda não considera algumas identidades como representativas. Como exemplo pode-se citar a questão LGBT, que vem conquistando mais espaço na mídia, e também as manifestações feministas, que apesar de estarem se afirmando cada vez mais, ainda enfrentam fortes resistências em amplos setores da sociedade.

Devemos entender as manifestações identitárias em todo seu caráter político, mas para que possam atingir um ponto de transformação da realidade, tais manifestações devem aliar-se a grupos que, mesmo que não se identifiquem em questão de identidade, buscam também uma transformação. Em analogia, podemos citar a relação opressor-oprimido, definida por Paulo Freire (2005), e que só poderia ser superada em um processo de construção conjunta em que ambas as partes buscam uma superação da situação de opressão, que não poderia ser atingida pela ação apenas por parte do “opressor” ou do “oprimido”. Assim, não devemos encarar as expressões de grupos identitários e minorias que buscam direitos como uma luta por “privilégios”, mas sim como uma luta por reconhecimento, que deve ser efetuada não apenas pelas partes afetadas, mas por todos e todas, “opressores/as” e oprimidos/as”.

Uma real democracia seria formada, em minha opinião, por meio de uma participação política cada vez maior de todas e todos, e no respeito, fortalecimento e diálogo entre as diferentes identidades existentes.

Um texto de Dimitri Oliveira.

 

Referências Bibliográficas:

CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Identidade, Etnia e Estrutura Social. São Paulo: Pioneira, 1976.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

Anúncios

3 comentários em “Participação e identidades: breves reflexões

Adicione o seu

    1. Infelizmente não conseguimos nos organizar para publicar agora no início do semestre, mas agora, já nesta semana, estaremos de volta à ativa!
      Que bom que você acompanha o nosso blog de perto!
      Abraços,
      PET/POL

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: